top of page

O VALE - Fermentação natural: cada pão no seu tempo


Amigos se inspiram na gastronomia saudável e lançam padaria Bendito Seja - Pães especiais, em São José; espaço defende boa alimentação para um futuro sustentável

Farinha, água, sal e amor. Alguns com uns grãos, outros com frutos! A simplicidade da produção de pães remete a lembranças dos tempos que tomávamos café na casa da vovó. É com esse espírito e unindo a paixão por panificações com "cheiro de infância" que a jornalista Lindsey Bueno, a empresaria Manoela Zambroni e o chef boulanger Thiago Bettin mudaram de ramo e mergulharam nesse universo de alimentos artesanais.

O que começou com pães preparados na cozinha de casa, em abril deste ano ganhou marca e loja: Bendito Seja - Pães Especiais, na região sul da cidade. No entanto, mesmo a elaboração sendo agora na própria padaria, o sabor continua o mesmo.

"Fabricamos pães de fermentação natural, feitos com farinha orgânica, sem conservante, sem leite, sem ovos e sem açucares. Pão de verdade, como era antigamente", contou Lindsey. A marca resgata o conceito de gastronomia saudável . "Todos os dias oferecemos pães de diferentes sabores e tamanhos. Mas sempre com essa 'pegada' de oferecer saúde e qualidade de vida", afirmou a jornalista.

Frescor

Na preparação dos produtos um dos ingredientes que não pode faltar é o levain, fermento natural que é misturado a farinha e água. "Este ingrediente é cuidado como um filho mesmo. Tem que alimentar na hora correta, não pode deixar morrer", brincou Lindsey. "Utilizamos ele para propagar e para fazer as massas", continuou.

Ainda segundo ela, tudo na padaria é feito à mão "Nada aqui é em larga escala, como feito na indústria. Fazemos fornadas em dias específicos porque respeitamos o precioso tempo de fermentação dos pães. Assim, eles estão sempre frescos", falou.

bottom of page